A oportunidade de ter Portugal como porta de entrada para o Brasil na Europa
Na última edição da Web Summit 2022, em Lisboa, a presença dos participantes bateu um recorde, com mais de 160 países presentes e 71 mil pessoas. É claro que o Brasil acompanhou isso e marcou presença relevante no maior evento de tecnologia do mundo.
A presença da Ocean360
O time da Ocean360 participou da comitiva de negócios organizada pela Atlantic Hub e Nogap, que coordenou a visita de aproximadamente 400 empresários e empreendedores brasileiros no ecossistema de inovação de Lisboa e cidades ao redor.
“Sempre temos o compromisso de levar muita inovação e tecnologia para os nossos clientes em todas as soluções que oferecemos. O nosso maior objetivo é esse, inovar e entregar os melhores serviços e novidades, colocando nossos clientes sempre um passo à frente na tecnologia e inovação em serviços financeiros”, diz o diretor da empresa, Rodrigo Campos.
Um pouco do Web Summit 2022
Também reunida pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que desde 2018 participa de todas as edições do evento, uma presença brasileira de peso. Neste ano, ela levou para Lisboa 57 startups e 13 empresas de inovação que possuem potencial para abrir operações tanto em Portugal como em outros lugares da Europa.
De acordo com a gerente de competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado: “A Web Summit é uma plataforma relevante de apresentação e conexão com os agentes do ecossistema. É um evento no qual tem pessoas do mundo inteiro. Então estar aqui é muito importante para mostrarmos o que temos de melhor, para fazermos essas conexões, conversar com as pessoas e com os investidores, e a partir daí conseguir que as startups brasileiras se internacionalizem, ganhem o mundo”.
Atualmente, essa evolução nas relações já está acontecendo, por meio de produtos tradicionais e inovadores baseados na tecnologia, as empresas têm a oportunidade de fazer conexões fora de seu país.Portanto, Portugal tem sido uma porta de entrada para o Brasil na Europa.
O projeto Casa Brasil
Na mesma semana do Web Summit, o nosso país também marca presença na Casa Brasil, um evento exclusivo e independente, que acontece do dia 5 a 13 de novembro, também em Lisboa.
Primeiramente, o foco do projeto é apresentar os conceitos e tendências das empresas nacionais, envolvendo sustentabilidade, responsabilidade social e também a cultura e expressividade.
Nesse sentido, segundo o governo, este é um evento de alto impacto que promove a imagem dos setores produtivos do Brasil no exterior. Também organizado pela ApexBrasil, que visa popularizar a imagem do país no exterior e, assim, impulsionar as relações comerciais, exportações e investimentos para cá.
Dessa forma, Portugal foi escolhido pela união que tem com o Brasil, não só por conta da comemoração ao Bicentenário da Independência Brasileira, mas também pelo interesse despertado, principalmente nas micro e pequenas empresas que recebem apoio da ApexBrasil, para a entrada no mercado europeu.
Contudo, apesar de ter uma boa relação e certos privilégios com Portugal, o Brasil ainda tem muito a incrementar no comércio com o páis e essa relação só tem perspectivas de evolução, tornando Portugal a porta de entrada para o Brasil na Europa.
Para se manter informado sobre as principais novidades do comércio exterior, continue nos acompanhando por aqui.
Caso precise de apoio para obtenção de linhas de crédito e financiamentos para o comércio exterior, ou mesmo queira esclarecer alguma dúvida deste artigo, fale com a Ocean360 (contato@ocean360.com.br).