Fomento à exportação em Minas Gerais
A primeira plataforma do Brasil para negócios internacionais foi lançada recentemente pelo Governo de Minas Gerais. Um dos principais objetivos do sistema Minas Business Connection é ser um exemplo e vitrine de negócios entre o estado e o mundo todo. Continue lendo para saber mais sobre o fomento à exportação no sudeste do Brasil!
A plataforma Minas Business Connection
Voltado especificamente para as empresas mineiras, este lançamento é uma importante forma de desenvolvimento econômico do estado. Suas atividades incluem o desenvolvimento de ferramentas de inteligência e promoção para o comércio, identificação de potenciais parceiros e mercados estratégicos e também a qualificação das empresas locais para importação e exportação.
Dessa maneira, será possível criar uma conexão maior entre todos os atuantes do comércio exterior no estado. Sejam eles, empresas exportadoras, importadoras, prestadoras de serviço ou entidades que apoiam o comércio.
Com o uso do sistema, o acesso a ofertas de compra e outras informações de importadores será facilitado através do contato comercial que o sistema permitirá entre as comunidades empresariais do mundo todo. Lembrando que para as empresas mineiras, o cadastramento e permanência no Minas Business Connection são totalmente gratuitos.
O fomento à exportação no sudeste do Brasil
O acesso ao concorrido mercado internacional é complexo e exige condições financeiras para a compra e venda de produtos e serviços. Por isso, no Brasil existem diversas maneiras de fomentar a exportação, até mesmo por meio de iniciativas dos governos, que atentos à importância do comércio exterior, desenvolvem sistemas de crédito à exportação e outros programas de serviços de apoio aos exportadores.
No estado de São Paulo, o InvesteSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) é uma organização social que surgiu com o objetivo de desenvolver o Estado por meio de investimentos, aumento das exportações e incentivo à inovação e melhoria do ambiente corporativo. Eles atuam como porta de entrada para diversas empresas, fornecendo, gratuitamente, informações que auxiliam os investidores.
Além disso, a Agência criou o SP Export, um programa de incentivo às exportações do Estado, que visa expandir a cultura da exportação nas pequenas e médias empresas de São Paulo.
A InvesteSP, para ampliar e fortalecer as relações de São Paulo no exterior, mantém escritórios no mundo todo, que oferecem serviços para as empresas que desejam expandir seus negócios para outros países, aumentando o seu desenvolvimento e consequentemente gerando mais empregos, o que promove a imagem do Estado no Brasil e no exterior.
Caso precise de apoio para obtenção de linhas de crédito, financiamentos e seguros para o comércio exterior, ou mesmo queira esclarecer alguma dúvida deste artigo, fale com a Ocean360 (contato@ocean360.com.br).