Trade Finance: o que é e como funciona
No momento de importar ou exportar mercadorias, surgem algumas dúvidas e uma delas é como será feito o pagamento. Afinal, para o exportador é vantagem receber antes de embarcar a mercadoria e para o importador, o ideal é pagar após receber o produto ou serviço. Então, como fazer isso? É aí que o Trade Finance entra em ação. Continue lendo para saber o que é e como funciona esse recurso!
O que é Trade Finance?
O Trade Finance é uma ferramenta utilizada para respaldar essas incertezas, além de ser uma fonte de recursos para oferecer capital de giro ao exportador ou importador.
O termo Trade Finance representa as diversas ferramentas de financiamentos, crédito e mitigação de riscos que estão relacionados às atividades de exportação ou importação. Assim, existe uma garantia maior e diminuição dos riscos da operação, que são transferidos para o sistema financeiro responsável pelo crédito, seja ele um banco, fundos ou fintechs.
Como funciona a operação?
Para que essa operação seja viável, a mercadoria é acompanhada da origem ao destino, utilizando como forma de garantia para viabilizar o financiamento a própria mercadoria, recebíveis ou recursos resultantes da operação. Porém, isso muitas vezes tem um custo mínimo, que pode ser inviável para aquelas empresas de porte menor. Para este caso, existem alternativas aos métodos tradicionais, mais eficientes e que analisam a operação de forma geral, utilizando plataformas especializadas na análise do perfil do exportador, importador e da operação em si.
Quem participa da operação de Trade Finance?
Esse tipo de operação envolve a participação de um ou mais exportadores ou importadores e um ou mais agentes financeiros. Alguns detalhes importantes da operação de Trade Finance são:
- Contrato comercial entre exportador e o importador;
- Documentos relacionados a operação (ordem de compra, fatura, documento de embarque, packing list, certificado de origem, entre outros);
- Modalidade de pagamento (carta de crédito, pagamento antecipado e pagamento mediante entrega da mercadoria)
Onde buscar as soluções de financiamento
Na maioria das vezes, as empresas de micro, pequeno ou médio porte, quando começam a exportar, buscam linhas de crédito não adequadas e pouco competitivas. Além disso, as propostas oferecidas para esses exportadores brasileiros geralmente necessitam de garantias reais para a obtenção dos recursos solicitados e nem sempre essas linhas são vinculadas à exportação.
Sendo assim, é necessário ficar atento não somente às linhas de crédito mais populares e oferecidas pelos grandes bancos, mas sim fazer um estudo de outras possibilidades do mercado nacional e internacional, seja de fintechs, fundos de investimentos, trading companies e etc.
Alguns fatores favorecem a obtenção do financiamento como o perfil de crédito da empresa, garantias envolvidas, informações fornecidas, relacionamento entre as partes e os riscos envolvidos na operação.
Além disso, a preparação para a busca de recursos vai além do conhecimento das potenciais fontes. É necessário organizar um bom material para fazer o pedido, que engloba os planos de negócios da empresa, balanços financeiros dos últimos 3 anos, realizações passadas, perfil dos gestores da empresa, projeções para o futuro e uma proposta bem clara dos recursos que deverão ser captados.
Dessa forma, o credor poderá ter a certeza da capacidade operacional, técnica, financeira e de gestão da empresa para gerenciar os recursos captados da melhor forma e assim, pagá-los dentro do cronograma estabelecido.
Por aqui, estamos sempre falando sobre diversas ferramentas e assuntos importantes para exportadores e importadores brasileiros. Uma delas, a Jornada do Exportador, reúne informações importantes e potenciais parceiros no Comércio Exterior.
Caso precise de apoio para obtenção de linhas de crédito, financiamentos e seguros para o comércio exterior, ou mesmo queira esclarecer alguma dúvida deste artigo, fale com a Ocean360 (contato@ocean360.com.br).