Crowdshipping: entenda o que é e como funciona
O desenvolvimento do e-commerce e, consequentemente, a grande demanda dos pedidos online devido ao surgimento da pandemia do Coronavirus, mostraram a necessidade de uma agilidade maior nos processo de entregas e é justamente aí que o crowdshipping entra.
A nova modalidade deve revolucionar o mercado de entregas e transformar a forma de fazer logística. Continue lendo e entenda o que é, como funciona e as principais vantagens desse modelo!
O que é crowdishipping?
As entregas são uma parte essencial do processo logístico, principalmente porque estão diretamente ligadas a satisfação dos clientes. Se um pedido atrasa, o cliente acaba se decepcionando e criando uma imagem negativa da empresa.
Enquanto isso, quando a demanda é muito grande, as empresas têm uma dificuldade muito maior de organizar o processo para que as entregas sejam feitas corretamente e no prazo estipulado, é aí que o crowdshipping se torna um aliado.
O crowdshipping é um sistema de entrega de produtos colaborativo, que utiliza a capacidade de entrega de indivíduos comuns, usando seus próprios meios de transporte, que podem ser motos, carros e até bicicletas, em vez de depender exclusivamente de empresas de entrega tradicionais.
Além de ser uma opção de entrega mais rápida e flexível, ele também se adapta melhor às necessidades da demanda, ou seja, é mais eficiente em lidar com os desafios operacionais que atualmente são potencializados pelo crescimento do e-commerce.
Como funciona?
Na prática, basta que o empreendedor e o entregador se cadastrem em uma plataforma digital (aplicativo) que os conecta. Assim, essas plataformas reúnem empresas e entregadores, possibilitando que trabalhem de forma colaborativa.
Quando o cliente adquire um produto de uma empresa, um dos entregadores cadastrados será designado para levar o item ao destinatário. De que forma isso é feito? A tecnologia identifica aquele que está mais perto, considerando tanto o ponto de coleta quanto o de entrega.
Lembrando que, os entregadores não precisam ser profissionais de entrega e nem possuir vínculo com transportadoras, basta que estejam habilitados para utilizar o transporte, sejam motocicletas ou carros.
As principais vantagens do crowdshipping
O crowdshipping apresenta várias vantagens em comparação aos métodos tradicionais de entrega de mercadorias e é uma grande oportunidade para transformar a rotina das empresas, além de ser uma alternativa para o desemprego. Algumas das principais vantagens incluem:
- Redução de custos: O crowdshipping oferece uma opção mais barata para empresas e indivíduos que precisam enviar mercadorias, pois elimina a necessidade de usar serviços de entrega tradicionais que são bem mais caros.
- Sustentabilidade: O crowdshipping permite que as pessoas aproveitem para fazer entregas nos caminhos para os quais já estão indo, o que pode reduzir as emissões de carbono associadas à entrega de mercadorias, diminuindo o número de veículos na estrada.
- Flexibilidade: O modelo oferece maior flexibilidade em relação aos métodos tradicionais de entrega, pois os entregadores podem ser acionados em tempo real e as entregas podem ser agendadas a qualquer hora do dia.
- Maior alcance/escalabilidade: Como o crowdshipping permite que qualquer pessoa com um meio de transporte se torne um entregador, ele pode alcançar locais que normalmente seriam inacessíveis ou muito caros para as empresas de entrega tradicionais.
- Melhoria na experiência do cliente: As entregas podem ser realizadas com mais rapidez e eficiência, melhorando a experiência do cliente e aumentando a satisfação.
- Oportunidade de renda extra: O crowdshipping também pode ser uma fonte de renda extra para pessoas que estão dispostas a entregar pacotes em seu caminho, seja em tempo parcial ou integral.
Diante de tantos benefícios, uma pesquisa da Zebra Technologies, que envolveu 2.700 profissionais de logística, transporte e varejo, mostra que quase 90% dos varejistas pretendem usar o crowdshipping até 2028.
Em contrapartida, é muito importante tomar certos cuidados para aproveitar bem essas vantagens sem correr riscos, entre esses cuidados estão: manter a qualidade da entrega e garantir a manutenção e proteção dos dados dos clientes!
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo ou precisa de apoio sobre esse ou outros assuntos do comércio exterior? Fale com a Ocean360 (contato@ocean360.com.br).