ApexBrasil incentiva a presença feminina nas exportações
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), lançou no mês de junho, o Programa Mulheres e Negócios Internacionais. A iniciativa tem o objetivo de apoiar e promover a equidade de gênero nos negócios internacionais, aumentando a presença de empresas lideradas por mulheres nas exportações.
Em um encontro realizado no dia 2 de junho de 2023, diversos painéis discutiram o assunto e apresentaram as soluções do Programa. Ainda na ocasião, a ApexBrasil assinou o compromisso “Elas Lideram” do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU)/ONU Mulheres. De acordo com a Agência, o Pacto é idealizado em parceria com outras instituições e tem a ambição de alcançar 1500 empresas comprometidas com a paridade de gênero na alta liderança até 2030.
Sobre o encontro de lançamento
A diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, iniciou o encontro destacando que, devido à urgência, o lançamento do Programa Mulheres e Negócios Internacionais ocorreu antes do prazo firmado: “Algo impossível de se realizar sozinha, pois vimos que é preciso uma rede para fazer uma mulher exportar. Foram mais de 40 pessoas atuando nesse projeto, homens e mulheres, e tivemos o apoio de muitas instituições públicas e privadas, brasileiras e estrangeiras”.
Durante o evento, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, também pontuou: “É a hora da virada, é a hora de trocar o administrar pelo cuidar, como uma mãe. São conceitos que mudam tudo. O futuro depende das mulheres, por isso precisamos tratá-las bem, remunerá-las bem e reconhecê-las”.
De acordo com Jorge, o lançamento do Programa coloca o Brasil em destaque para o mundo. Isso porque, segundo ele, os desafios econômicos e socioambientais que o mundo têm enfrentado nos últimos 30 anos também são consequência da falta de mulheres em posições de liderança.
O Programa Mulheres e Negócios Internacionais
Conforme informações da ApexBrasil, o programa engloba todas as ações que ela já executa nas áreas de inteligência comercial, qualificação, promoção comercial, expansão internacional, atração de investimentos e promoção de imagem.
Para isso, a Agência adotará mecanismos inclusivos e específicos. Tais critérios valerão tanto para as companhias no início do processo de exportação ou atração de investimentos, quanto para as que já exportam e desejam levar ou ampliar sua atuação para novos mercados. Além disso, serão realizadas ações como mentorias ou encontros de negócios, para micro e pequenas empresas, startups, cooperativas ou produtoras rurais.
“A ideia é colocar uma lente de gênero e ações afirmativas nessa direção dentro das ações que a gente já faz internamente e com nossos parceiros. E queremos também acompanhar essas mulheres ao longo de toda a jornada para se tornarem empresárias exportadoras ou para a expansão de seus negócios”, explicou Clarissa Furtado, gerente de Competitividade da ApexBrasil.
Para conferir mais informações sobre a história do Programa, clique aqui.
Caso tenha alguma dúvida ou queira se aprofundar nas possibilidades que existem para a sua empresa, fale com a Ocean360 (contato@ocean360.com.br).