Em tempos de crise, as empresas que permanecem ativas no mercado e ainda conseguem algum destaque são aquelas que procuram se reinventar e explorar novos horizontes. Por conseguinte, uma maneira para isso é a exportação de produtos ou serviços.
Mesmo que a economia esteja passando por um momento delicado, com planejamento e certo conhecimento sobre a área que a sua empresa atua ou pretende explorar, há grandes chances de conseguir sucesso.
Vivendo atualmente uma pandemia, o mercado brasileiro está passando por um momento de turbulência. Contudo, a alternativa pode estar lá fora, em países que já estão retomando suas rotinas comerciais.
De acordo com o balanço apresentado pelo Ministério da Economia, no primeiro quadrimestre de 2020 a queda nas exportações foi de apenas 2% em relação ao mesmo período de 2019. Isto é, uma das menores entre os países do G20.
Além disso, mesmo que as exportações para a América do Norte, África e Europa tenham ficado abaixo do esperado, as vendas para a Ásia cresceram em 15,5%, mesmo com todos os problemas causados pela pandemia.
Acompanhe este artigo e entenda por que exportar e como sua empresa pode fazer isso na atual conjuntura. Continue a leitura e saiba mais sobre os seguintes tópicos:
O que é?
Nem todo país é autossuficiente na sua produção, seja em alimentos, minérios ou produtos industrializados. Foi por este motivo que surgiu a necessidade de comercializarem seus produtos entre si.
A exportação acontece quando produtos ou serviços saem do seu país de origem. Isso é feito através de uma transação comercial de compra e venda, e isso implica no recebimento de recursos em moeda estrangeira.
Em uma explicação simplificada, um país tem vantagens competitivas na produção de determinados produtos. Então, ele dá preferência por focar na produção destes produtos ou serviços, e exportar o excedente para países que tenham essa demanda.
Vantagens da exportação para a sua empresa
Empresas que abrem as suas vendas para o comércio exterior conseguem inúmeras vantagens. Ainda que em um momento delicado como esse pelo qual passa a economia mundial.
Em muitos casos, é a oportunidade de conquistar uma nova fonte de receita. Além de clientes com potencial para consumir seu produto ou serviço, que o mercado interno não consegue mais absorver.
Quando a empresa alcança o mercado lá fora, há grandes chances de gerar um fortalecimento da sua marca. Ademais, é uma forma de crescer mais do que empresas que não exportam seus produtos.
Outro fator muito importante é que, há um processo de melhoria nos produtos e serviços exportados para fazer jus ao mercado internacional. Desse modo, a qualidade (destes produtos e serviços) aumenta consideravelmente.
Com uma qualidade maior, é certo que o negócio acaba ficando mais competitivo. Isto é, ganhando mais espaço frente à sua concorrência, e na preferência dos seus clientes.
Além disso, a empresa fica menos exposta a oscilações do mercado interno. Isso porque suas transações comerciais não estão restritas apenas ao país de origem e, assim, equilibra suas fontes de receita e melhora a saúde financeira da empresa.
E, para que o empreendedor se sinta mais motivado para exportar, o governo federal oferece incentivos fiscais nos impostos relacionados a exportação.
Como começar a exportar?
Muitos empreendedores têm o pensamento de que trabalhar com importação e exportação de produtos e serviços é algo que está além da sua capacidade. Além disso, acham que apenas grandes empresas são capazes de fazer isso.
Porém, estão bem enganados com relação à isso. O Sebrae oferece um guia sobre a internacionalização das micro e pequenas empresas, onde mostra oportunidades que devem ser abraçadas pelos pequenos negócios.
Desse modo, antes de começar a estabelecer relações comerciais com outros países é preciso estar com todos os processos internos da sua empresa funcionando de forma bem organizada.
Ao importar ou exportar algum produto você terá que lidar com novos procedimentos. Decerto, muitos deles são bastante burocráticos, portanto, se tudo estiver funcionando direitinho, aumenta as possibildidades de ganho com a exportação e perdas com imprevistos não previamente mapeados.
Planejamento é primordial. É preciso dar atenção a vários fatores, como o mercado externo e que tipo de público você deseja atingir, além de levar em conta as diferenças culturais.
Outro fator importante que impacta diretamente na entrada das empresas no mercado internacional é o financeiro e, muitas delas não têm conhecimento das linhas de financiamento disponíveis para este fim.
Agências de fomento à exportação e bancos, como o BNDES e Banco do Brasil oferecem crédito para empresas que querem internacionalizar seus negócios e começar a exportar seus produtos para outros países.
Cada um oferece uma cartela de produtos específicos para as necessidades do empreendedor. Desse modo, as empresas nacionais podem competir em pé de igualdade com o mercado internacional.
E se você ainda não está seguro de que sua empresa é realmente capaz de exportar seus produtos, o time da Ocean360 pode ajudar. Através de uma plataforma simples que estrutura financiamentos para o comércio exterior.
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