Crédito consciente

carteiras com dólares, moedas e cartões do lado de fora: crédito consciente

Em tempos de crise, como a que estamos vivenciando por conta da pandemia do Coronavírus, muitos empresários podem imaginar que é impossível conseguir um crédito consciente, expandir seus negócios e continuarem ativos no mercado.

Porém, não se deve fechar os olhos para oportunidades que estão bem à nossa frente. Uma das alternativas que muitos empreendedores podem abraçar para conquistar novos mercados é a internacionalização das suas operações. E muitas vezes para buscar novos mercados, deve-se recorrer a financiamentos para levantar o capital de giro necessário para todo o processo de conquista dos clientes no exterior. A busca de novos mercados como forma de reação à Covid-19 já é esperada. Desse modo, as empresas estão procurando por alternativas que alavanquem suas vendas e as ajudem na recuperação dos seus negócios.

Poucos ainda sabem que é possível conseguir empréstimos e financiamentos para atividades relacionadas ao comércio exterior, principalmente micro e pequenas empresas. Neste artigo vamos falar um pouco sobre como a sua empresa pode obter financiamento para transações internacionais. Isto é, importação e exportação, utilizando estes recursos de forma consciente e eficaz.

Crédito consciente: Uso das fintechs para essa busca

Dois cartões de crédito, um verde na frente e um laranja atrás do verde: referência a crédito consciente

Ao buscar um financiamento para a sua empresa, você deve avaliar as diferentes alternativas que existem no mercado, e compará-las para escolha da melhor proposta. Aspectos como carência, prazo de pagamento, condições contratuais, garantia impostas, e principalmente taxa de juros, devem ser observados para escolha final.

Nesta análise entram os bancos de fomento, bancos comerciais e as fintechs, plataformas digitais que auxiliam as empresas a conseguirem empréstimos e financiamentos, de forma bem mais prática e sem a tradicional formalidade dos grandes bancos.

Essa nova forma de captação está mostrando que, cada vez mais, micro e pequenas empresas podem ter acesso a crédito, pois as Fintechs buscam os investidores adequados ao perfil daqueles que necessitam de capital de giro.

O que antes se achava impossível, agora é facilitado com a ajuda da tecnologia utilizada pelas fintechs, oferecendo soluções para que empreendedores consigam finalmente buscar novos mercados.

Além disso, há uma sensação maior de segurança, pois será um processo ágil e personalizado, com a ajuda e o conhecimento de profissionais especializados.

Com o planejamento feito da forma correta, e um financiamento condizente com a necessidade da sua empresa, você pode expandir o seu negócio, exportar seus produtos e obter resultados positivos.

Uso de financiamento para a expansão do negócio como um crédito consciente

Gráfico com curvas

Muitas empresas têm a pretensão de expandir sua área de atuação. Além disso, querem aumentar a carteira de clientes, mas nem todas têm recursos próprios para buscarem essas metas.

Um financiamento pode ser uma boa alternativa para quem precisa investir em melhorias no seu negócio. Além de aumentar estoque, e até entrar no mercado internacional, através da exportação de seus produtos e serviços.

Porém, nem sempre esta opção é vista como uma alternativa imediata de expansão dos negócios. E essa ideia distorcida pode impedir uma ótima forma de alcançar novos horizontes e de encontrar novas fontes de receita.

E com o uso de um  financiamento adequado, você pode melhorar a qualidade dos seus produtos. Ademais, pode investir na capacitação do seu time, elevar a competitividade do seu negócio, e buscar capital de giro para apoiar a exportação dos seus produtos e serviços.

É claro que o sucesso será consequência de um bom planejamento. Isto é, sabendo qual o seu objetivo e suas metas, e de que forma você utilizará os recursos provenientes do financiamento, aumenta as suas chances do retorno esperado desta iniciativa.

Cuidados ao adquirir empréstimos ou financiamentos

Pessoa utilizando uma lupa para olhar um documento: referência a crédito consciente

Se você pensa em expandir seus negócios para o mercado internacional é preciso ter em mente que a sua empresa deve estar com todos os processos devidamente organizados. Isso vai evitar grandes problemas.

Partindo desse princípio, a facilidade de conseguir financiamentos também será maior e o seu investimento poderá ser utilizado de forma mais consciente. Isto é, focando no projeto principal, que é a exportação.

Não ter um controle financeiro eficiente pode fazer com que a empresa se atrapalhe com os gastos. Ademais, pode até calcular o valor do empréstimo muito acima do que realmente precisa podendo gerar uma dívida desnecessária.

Empréstimos para empresas devem ser feitos de forma cuidadosa, principalmente no que se refere às taxas de juros. Por isso, é preciso ter cautela e procurar as opções que ofereçam as melhores condições.

Como dissemos acima, planejamento e conhecimento são muito importantes. Quanto mais informações você tiver sobre o processo de internacionalização e sobre o seu financiamento, menos chances de erro.

Se você ainda não se sente seguro para lançar o seu negócio no mercado internacional porque não tem conhecimento suficiente, a Ocean360 pode ajudar a sua empresa.

Nossa plataforma oferece as melhores soluções para a estruturação de financiamentos e empréstimos que podem ser usados na expansão do seu negócio. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre crédito consciente e outros assuntos!

Compartilhar:

Mais artigos

EnglishPortugueseSpanish