Impactos do Brexit para o Brasil

Com a formalização do Brexit em 31 de janeiro de 2020, com período de transição até 31 de dezembro de 2020, e consequente saída do Reino Unido da União Européia, a partir de janeiro de 2021 entrará em vigor a adoção de novas tarifas de importação nesta região. 

Esta mudança abre oportunidades para alguns produtos exportados pelo Brasil, sendo os que mais se beneficiarão destas alterações nas tarifas são aqueles relacionados a grupos de “Produtos Químicos”, “Moda, Higiene Pessoal e Cosméticos”, “Equipamentos de Transporte” e “Máquinas e Equipamentos, Aparelhos e Materiais Elétricos” 

Para identificar as principais oportunidades para o Brasil decorrentes dessas reduções de carga tarifária, a Apex realizou um estudo, e utilizou sua base Mapa de Oportunidades da Apex-Brasil.

Seguindo este mapeamento, existem 336 produtos brasileiros com oportunidade de exportação para o Reino Unido, sendo que alguns ainda não são vendidos para o país, e outros que o Brasil já exporta em grandes volumes para este mercado.

Da seleção de 336 produtos, 108 (32%) terão alíquotas reduzidas no Reino Unido a partir de 2021. A redução média de alíquota será 2,6 pontos percentuais, sendo que 69 deles terão tarifas zeradas. 

Comparando com os valores exportados para o Reino Unido em 2019, nestes 108 produtos selecionados, a redução da carga tarifária tem o potencial de alcançar mais de US$ 12 milhões segundo a Apex.

Para maiores detalhes, acesse a plataforma Brazil Brexit Watch, desenvolvida pela Embaixada do Brasil em Londres.

Compartilhar:

Mais artigos

EnglishPortugueseSpanish