A dinâmica das empresas exportadoras do Brasil

A dinâmica das empresas exportadoras do Brasil

A dinâmica das empresas exportadoras do Brasil

 

É importante entender a dinâmica das empresas exportadoras para descobrir onde estão os principais desafios e como podemos estimular a participação no comércio exterior. Quais são as principais empresas brasileiras que exportam? O que exportam e para quais países? 

Pensando nisso, na última segunda-feira, 26, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) publicou uma radiografia feita sobre o comércio exterior brasileiro. 

O objetivo do estudo, nomeado como “Perfil das Firmas Exportadoras Brasileiras – Um Panorama“, foi mapear os desafios a serem enfrentados no trabalho de promoção do comércio exterior das empresas do Brasil, para avançar na agenda de competitividade no país.

 

Informações obtidas no estudo

A pesquisa apresenta uma radiografia abrangente das empresas que exportam no Brasil, detalhando onde elas estão localizadas, quais os mercados de destino preferidos, e como elas se diferenciam das demais empresas que não exportam. O trabalho também mostra como se dá a dinâmica de entrada e permanência das mesmas no comércio internacional.

Essas informações ajudarão a compreender melhor o desafio imposto às empresas que buscam a inserção no comércio internacional. 

Na avaliação da secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, o diagnóstico identifica desafios a serem enfrentados para que mais empresas exportem. De acordo com ela, “a reforma tributária, por exemplo, poderá dar uma enorme contribuição, não apenas para que a produção nacional seja mais competitiva, mas também para que o país pare de exportar tributos, o que, infelizmente, ainda é uma realidade”.

 

A integração regional

A pesquisa identificou que somente 1% das empresas brasileiras vende para o exterior. Em números absolutos, são aproximadamente 25 mil empresas que já conquistaram seu lugar no mercado externo. 

“Chamou a nossa atenção o fato de que a grande maioria (61%) dessas empresas realiza negócios na América Latina, o que reforça a importância da integração regional”, diz a secretária. Segundo Tatiana, além das vantagens da proximidade geográfica e cultural, os produtos brasileiros encontram tarifas mais baixas na região, fruto de acordos comerciais. 

De fato, segundo o diagnóstico inédito da Secex, as tarifas médias impostas pelos parceiros comerciais do Brasil surgem como um fator relevante para empresas exportadoras definirem o destino de seus produtos.

Por outro lado, o estudo também identificou que o tamanho do mercado consumidor passa a ser, cada vez mais, um elemento importante na definição do país alvo das empresas exportadoras. De 2018 a 2020, aumentou em 24% o número de empresas exportando para a China. Para os EUA, o crescimento foi de 21%. Para a União Europeia, de 16%. 

 

Entender a dinâmica das empresas favorece o desenvolvimento econômico

De acordo com a Secex, entender a dinâmica das empresas exportadoras é fundamental para que possamos estimular nossa participação no comércio exterior. A inserção das empresas de um país no comércio internacional é vista como um importante condutor do desenvolvimento econômico. 

Afinal, empresas que acessam os mercados internacionais são positivamente impactadas no seu crescimento, demandam mão de obra mais qualificada e precisam aumentar frequentemente a sua produtividade para se manterem competitivas.

Apesar desses benefícios, competir em mercados estangeiros é um grande desafio. As empresas que querem trilhar esse caminho precisam enfrentar, além da competição a nível global, os mais diversos tipos de obstáculos tarifários e regulatórios.

Por isso, essas dificuldades fazem com que apenas uma parcela das empresas com potencial exportador participe efetivamente do comércio internacional. Justamente por isso, é preciso estudar as características das empresas exportadoras e, principalmente, entender como funciona a dinâmica da exportação e as principais dificuldades enfrentadas no processo de exportação antes de entrar nesse mercado.

Portanto, essa radiografia inédita feita pelo governo será muito importante para fins de análise e ampliação da base exportadora brasileira. 

Caso tenha alguma dúvida ou queira se aprofundar nas possibilidades que existem para a sua empresa, fale com a Ocean360 (contato@ocean360.com.br).

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