Blockchain no comércio exterior: conheça as melhores soluções

Blockchain no comércio exterior: conheça as melhores soluções

Blockchain no comércio exterior: conheça as melhores soluções 

Quais são as melhores soluções blockchain para o trade finance? Para você que atua no comércio exterior, separamos algumas dicas de ouro sobre o assunto. Continue lendo para saber mais sobre blockchain no comércio exterior!

 

O que é blockchain?

O blockchain é uma tecnologia de registro distribuído (DLT – distributed ledger technology) que permite o armazenamento e compartilhamento de informações de forma segura, transparente e descentralizada. Ele consiste em uma cadeia de blocos (blocks) que contêm registros digitais de transações e informações, interligados de forma criptografada.

A cada nova transação adicionada à rede, um novo bloco é adicionado à cadeia. Cada bloco contém um conjunto de transações e um código criptográfico único que o vincula ao bloco anterior, criando assim uma cadeia de blocos que é imutável e à prova de adulteração.

Sendo assim, o blockchain permite que as transações sejam registradas de forma super segura, sem a necessidade de intermediários, já que a validação da transação é feita pelos próprios usuários da rede, tornando o processo mais eficiente e econômico. Além disso, como a rede é descentralizada, os dados são armazenados em vários nós (nodes) da rede, o que torna o sistema mais resistente a falhas e ataques cibernéticos.

Além das criptomoedas, que são as principais, e do Comércio Exterior que abordaremos aqui, o uso do blockchain tem se expandido para diversas áreas, incluindo, por exemplo, o setor financeiro, saúde, logística e outros.

 

O blockchain no comércio exterior

No comércio exterior, o trade finance pode ser mais complexo devido à necessidade de transações internacionais envolvendo diferentes jurisdições, moedas e regulamentações. 

É válido lembrar que o uso do blockchain ainda é relativamente novo e está em constante desenvolvimento. No caso do comércio exterior, a Serpro, a pedido da Receita Federal, criou a Rede Blockchain bCONNECT. Uma rede que facilita os trâmites legais que as exportações e importações envolvem.

O bCONNECT é uma plataforma desenvolvida em blockchain, que conecta a aduana de países do Mercosul, possibilitando o compartilhamento em rede de informações cadastrais das empresas certificadas pela Receita Federal como OEA (Operador Econômico Autorizado), um parceiro estratégico que cumpre os requisitos e critérios do Programa OEA para atuar como um operador de baixo risco, confiável e, por consequência, pode usufruir dos benefícios oferecidos pela Aduana Brasileira, sendo uns dos principais a maior agilidade e previsibilidade das suas cargas no fluxo do comércio internacional.

 

As melhores soluções para o trade finance no comércio exterior

Algumas das melhores soluções blockchain para o trade finance no comércio exterior incluem:

 

dltledgers: A dltledgers é uma plataforma de registro distribuído (DLT) que oferece soluções de trade finance para o comércio exterior. Ele permite que as empresas gerenciem todo o processo de comércio exterior, desde a emissão de uma fatura até o pagamento, usando um sistema seguro e eficiente.

 

Contour: A Contour é uma plataforma de trade finance baseada em blockchain que simplifica o processo de comércio exterior, permitindo que as empresas gerenciem suas transações de forma mais eficiente. Ele fornece soluções para várias transações comerciais, incluindo garantias, cartas de crédito e financiamento de faturas.

 

eTradeConnect: O eTradeConnect é uma plataforma baseada em tecnologia distribuída, criada em colaboração com a Autoridade Monetária de Hong Kong e outros bancos comerciais. Construída no quadro do Hyperledger Fabric, a plataforma facilita a liquidação e o financiamento de transações através da partilha de dados comerciais, garantindo uma alta segurança e eficiência de uma forma eficaz e rentável que contrasta com as burocracias dos processos tradicionais.

 

TradeFinex: A TradeFinex, funcionando na Rede XDC, é uma plataforma descentralizada peer-to-peer construída para o mercado global de trade finance. Com TradeFinex, é criada uma fonte única e digital de verdade, onde os atores do mercado de trade finance podem transacionar em segurança uns com os outros. Permite a liquidação transfronteiriça instantânea através da sua ficha nativa, XDC.

 

De forma geral, o blockchain é uma tecnologia que coloca uma camada a mais de segurança e simetria para as transações financeiras e comerciais. É uma tecnologia relativamente recente e que está em constante evolução, mas nossa visão é que os incrementos tecnológicos para os próximos anos serão de grande valia e impacto positivo para o mercado, como um todo.  

 

Aqui na Ocean360, nossa missão é conectar você com as melhores oportunidades financeiras para o seu negócio, utilizando a melhor e mais avançada tecnologia disponível para levar segurança e previsibilidade para a sua operação. 

 

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo ou precisa de apoio sobre esse ou outros assuntos do comércio exterior? Fale com a Ocean360 (contato@ocean360.com.br).

 

Compartilhar:

Mais artigos

EnglishPortugueseSpanish