Financiamento à exportação: caminhos para a busca de clientes no exterior

clientes no exterior: uma mão saindo de uma tela do notebook com dinheiro e outra saindo com uma sacola

Estabelecer relações com o comércio exterior é uma boa alternativa de negócios para muitos empreendedores. Muitas pessoas acreditam que esse tipo de comércio, isto é, a busca por clientes no exterior está direcionado apenas para grandes negócios. Além disso, que existem muitos empecilhos na internacionalização. Entretanto, existem muitos benefícios no processo de exportação de produtos e serviços, dentre eles: redução de riscos caso o país passe por uma crise financeira interna, maior eficiência no pagamento de redução de impostos, aumento na qualidade dos produtos e serviços, aumento da competitividade interna, entre outros.

O avanço das tecnologias proporciona uma maior facilidade. Isto é, uma grande oportunidade para os empreendedores que não sabem muito bem como realizar esse processo de internacionalização. Além disso, também é uma forma de encontrar clientes no exterior. O que muitos não sabem, no entanto, é que explorar os recursos tecnológicos, as plataformas de negociação, as associações de exportadores e o uso de incentivos do governo, são caminhos possíveis.

Para aprofundar essa temática, nesse artigo vamos abordar mais detalhadamente algumas possibilidades para a busca de clientes no exterior. Continue acompanhando a leitura conforme os tópicos abaixo:

4 caminhos para a busca de clientes no exterior

A prospecção de clientes no exterior, deve ser feita com cautela. Isso porque exportar seu negócio para outros continentes ou países exige certo planejamento. Podemos citar como exemplo: realizar pesquisa de mercado do país que você quer exportar, conhecer o que os consumidores estão buscando e analisar como seu produto poderá fazer parte desse contexto.

Pensando nisso, destacamos 4 caminhos possíveis para a busca de clientes no exterior para sua empresa. Confira!

1. Ferramentas digitais como forma de conseguir clientes no exterior

Com as tecnologias se ampliando para todos os âmbitos, existem hoje, diversas ferramentas digitais que podem auxiliar o processo de exportação do seu negócio. Além disso, acaba atuando na captação de clientes no exterior.

Alguns exemplos bem interessantes são de ferramentas que apresentam um grande potencial para serem usadas no processo de exportação. Mas que, por não serem muito conhecidas para essa finalidade, não são tão exploradas pelos empresários e empreendedores. São elas:

  • Google Analytics, que permite fazer análises das métricas do seu negócio online. Bem como, o tráfego do seu blog por exemplo, e com isso, criar e direcionar estratégias de marketing adequadas ao seu público internacional.
  • Google Trends, com essa ferramenta, você poderá coletar informações sobre pesquisas que estão sendo realizadas pelo Google em um determinado período de tempo. Dessa maneira, é possível captar informações sobre as tendências atuais e previsões de tendências futuras;
  • Global Market Finder, é uma ferramenta bem direcionada à Exportação em si. Será possível encontrar locais para iniciar um processo de exportação ou para ampliar seus negócios no exterior, com informações como dados estatísticos, entre outros recursos.
  • Consumer Barometer, outra ferramenta Google que fornece informações sobre toda a jornada de compra do cliente e como ele se comporta do ínicio ao fim do funil de compras, além de outras informações.
  • Redes sociais, além das ferramentas citadas, o uso das redes sociais e do website do seu negócio, aliado à essas e outras ferramentas, poderá ser um grande veículo de captação de clientes no exterior.

2. Associações de exportadores do seu setor

Um caminho possível para o financiamento à exportação e a busca de clientes no exterior, estão nas associações de exportadores do setor que o seu negócio atua, possibilitando então, auxílio em diversos aspectos, inclusive na potencialização dos seus negócios no exterior e na busca de clientes.

Como exemplos de associações de exportadores no Brasil, temos a A.B.B.A e a ABEMEL, sendo representantes, respectivamente, nos setores de alimentação e bebidas e de mel. 

3. Plataformas de negócios

Assim como as ferramentas digitais são possibilidades de busca de clientes no exterior, algumas plataformas de negócios de Comércio Exterior, que estão sendo muito buscadas por empresários e empreendedores, podem te auxiliar nesse processo. Como exemplo podemos citar a ConnectAmericas, que atua como facilitadora de crescimento do seu negócio para os países da América Latina.

4. Uso de programas de financiamento do governo

Antes de tudo, para saber como exportar seu negócio e consequentemente, buscar os clientes no exterior, é necessário obter saber informações sobre o processo de internacionalização.

O processo de financiamento à exportação, também conhecido como Trade Finance, podem ser feitos através de incentivos governamentais de apoio e auxílio à exportação principalmente para as MPEs (Micro e Pequenas Empresas), ou seja, se sua empresa não tiver os recursos necessários para iniciar o processo de exportação, existem programas que viabilizam um financiamento à exportação em condições semelhantes às praticadas internacionalmente. 

Dentre ele, temos o Proex, que é ofertado pelo Governo Federal, através do Banco do Brasil. Se quiser saber mais informações sobre outros programas, veja nosso artigo sobre financiamento à exportação e os programas de incentivo.

Com os incentivos de entidades financeiras, é possível dar prosseguimento à exportação do seu negócio e à prospecção de clientes no exterior.

Dentro desta jornada a Ocean360 pode atuar na consultoria e obtenção de, financiamentos à exportação, auxiliando no processo de internacionalização da sua empresa e consequentemente, no avanço de novos clientes no exterior.

Se você quiser saber mais informações sobre as possibilidades de internacionalização do seu negócio e sobre a busca de clientes no exterior, fale com um dos nossos consultores e inicie sua jornada de exportação do seu negócio! 

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