Como prospectar clientes no exterior? Essa é uma pergunta que muitos empreendedores se fazem. Quando chega esse momento, muitas empresas têm dificuldades. Isso acontece pois muitos não sabem por onde começar a atuar em um território desconhecido, isso gera certo receio e acaba dificultando essas relações. O marketing internacional pode ser uma das alternativas para essa dificuldade.
Portanto, estabelecer boas relações no comércio exterior é uma das melhores alternativas de ampliar os negócios. Neste artigo vamos te mostrar o porquê! Continue lendo e confira.
Os benefícios do marketing internacional
Existem diversos benefícios de exportar os seus produtos e serviços para fora do Brasil, entre eles estão a melhora da qualidade do seu produto, meio de pagamento seguro na maioria das vezes, aumento da competitividade, redução de riscos de demanda e a busca de novas tecnologias.
Inclusive, os avanços tecnológicos facilitaram muito este processo no decorrer dos anos. Por isso, encontrar clientes no exterior por meio das estratégias do marketing internacional é algo que está ao alcance das empresas de vários portes e setores. Sejam elas plataformas de negociação comercial, programas de incentivos do governo ou associações de exportadores.
É necessário muito estudo e planejamento para prospectar clientes no exterior, você precisará de profissionais competentes e muito conhecimento em toda a cadeia do negócio. Vamos conferir quais ferramentas podem ajudar nesse processo?
1 – Ferramentas digitais que auxiliam no processo de exportação
Existem diversas ferramentas digitais que auxiliam no processo de exportação dos seus serviços ou produtos, algumas delas já são conhecidas por outros nichos e muito utilizadas em diversas empresas. A boa notícia é que elas também podem e, de fato, ajudam, nos processos do Comércio Exterior.
- Google Analytics: permite fazer análises do tráfego do seu blog por exemplo, e com isso, criar e direcionar estratégias de marketing adequadas ao seu público internacional.
- Google Trends: coleta informações sobre pesquisas que estão sendo realizadas pelo Google em um determinado período de tempo. Dessa maneira, é possível captar informações sobre as tendências atuais e previsões de tendências futuras;
- Global Market Finder: uma ferramenta bem direcionada para a exportação em si. Através de recursos como dados estatísticos é possível encontrar locais onde seu produto é bem procurado;
- Consumer Barometer: outra ferramenta Google que fornece informações sobre toda a jornada de compra do cliente e como ele se comporta do início ao fim do funil de compras;
- Redes sociais: o uso das redes sociais e do website do seu negócio, aliado a essas ferramentas já citadas pode ser um grande veículo de captação de clientes no exterior.
2 – Associações de exportadores
Para empresas iniciantes, as associações responsáveis por setores acumulam muito conhecimento e experiência nas vendas do comércio exterior. Por isso, uma boa oportunidade é se tornar associado a elas e criar certas estratégias de como e para quem exportar dentro das associações setoriais que cobram os seus produtos.
Um exemplo disso é a Apex, eles possuem programas setoriais de incentivo à exportação, desenvolvidos junto com as associações. Você pode conferir se o seu produto já está inserido nestes programas na página da Apex.
Também, a Apex em parceria com a CECIEx, tem o projeto Brazilian Suppliers, que proporciona acesso às empresas comerciais exportadoras e trading companies especializadas e com experiência na exportação do produto que você comercializa.
3 – Plataformas de negócios do comércio exterior
Assim como as ferramentas digitais, algumas plataformas de negócios de incentivo ao Comércio Exterior podem te auxiliar nesse processo.
Podemos citar como exemplo a ConnectAmericas, que é uma facilitadora de crescimento do seu negócio para os países da América Latina. Além disso, você também pode buscar outras alternativas de plataformas na página Jornada do Exportador, disponível em nossa plataforma de Financiamentos para Comércio Exterior
4 – Programas do governo brasileiro que aprimoram o marketing internacional
O governo brasileiro proporciona diversos programas de apoio para as micro, pequenas e médias empresas que queiram buscar clientes no exterior e aprimorar suas estratégias de marketing internacional.
- A Apex tem um programa de capacitação das empresas chamado PEIEX, que capacita o empresário e seus funcionários nas diversas áreas de conhecimento do comércio exterior, como certificados e habilitações necessárias, legislações envolvidas, logística, aspectos tributários, entre outros pontos relevantes para ter uma exportação de sucesso.
- O Sebrae também oferece apoio às empresas, através do portal Sebrae Trade que disponibiliza trilhas e conhecimento para a expansão da sua empresa para o exterior.
- O Banco do Brasil através do seu programa de incentivo à exportação Proex e seus escritórios especializados em comércio exterior, também leva conhecimento e apoio às empresas para a exportação.
Por fim, o Brasil é um país de destaque nesta área de apoio às empresas para internacionalização dos negócios. Portanto, os empreendedores devem ficar atentos a todas as possibilidades que podem ser utilizadas para apoiar sua estratégia de expansão com marketing internacional.
Pronto para iniciar a jornada de exportação do seu negócio? Caso precise de apoio e mais informações sobre a possibilidades de internacionalização do seu negócio, ou mesmo queira esclarecer alguma dúvida deste artigo, fale com a Ocean360 (contato@ocean360.com.br).