Empresas importadoras no Brasil: confira o estudo exploratório da FUNCEX

Empresas importadoras no Brasil: confira o estudo exploratório da FUNCEX

Empresas importadoras no Brasil: confira o estudo exploratório da FUNCEX

 

Recentemente, a FUNCEX (Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior) divulgou um estudo sobre a demografia das empresas importadoras no Brasil. O material foi elaborado por Daiane Santos, Analista de Negócios Internacionais da Funcex e Professora da FCE/UERJ. Continue lendo para entender um pouco mais sobre o papel dessas empresas e quais foram os resultados da pesquisa!

 

A importância das importações na economia brasileira

As importações exercem um papel crucial na economia brasileira, pois muitos setores dependem de insumos, matérias-primas e componentes vindos do exterior para a fabricação de seus produtos. Isso, por sua vez, promove a manutenção ou expansão da produção em diversos setores, gerando empregos e impulsionando o crescimento econômico.

 

De acordo com dados do Ministério da Economia, em 2021, as importações de bens intermediários, que são usados como insumos para a fabricação de outros bens, aumentaram em 22,4% em relação a 2020. Esse aumento reflete positivamente no desenvolvimento da produção de vários setores da economia. Além disso, a importação de bens de consumo também contribui positivamente para a economia brasileira, uma vez que possibilita que os consumidores tenham acesso a uma maior diversidade de produtos, principalmente os que não são produzidos no país. Isso aumenta a competitividade dos setores locais, que buscam se adaptar e melhorar seus produtos e serviços para enfrentar a concorrência estrangeira.

 

A presença de muitas importadoras e o impulsionamento econômico

A existência de um amplo conjunto de empresas importadoras pode oferecer uma variedade de produtos e serviços que não são frequentemente produzidos localmente. Segundo Ngowi (2017), “a diversidade de empresas importadoras incentiva a competição no mercado local, o que pode levar à redução de preços e à maior inovação no setor”. 

 

Consequentemente, a presença de diversas empresas importadoras pode impulsionar o crescimento econômico do país, gerando oportunidades de negócios e empregos para a população.

 

O estudo exploratório da FUNCEX

O artigo publicado pela FUNCEX tem como objetivo realizar um estudo exploratório sobre a demografia das empresas. O foco da pesquisa está em características específicas das empresas importadoras brasileiras entre os anos de 1997 e 2021. 

 

Neste período, as principais importações de bens nos estados brasileiros e no Distrito Federal foram feitas por empresas de grupos econômicos ou com matriz e filial que atuam em cada estado ou têm múltiplas unidades em vários estados; oriundas dos setores de indústria, comércio e serviços; que atuam segundo sua frequência na atividade importadora de forma contínua ao longo do tempo; empresas que entram e saem da atividade importadora, mostrando um padrão de descontinuidade nos negócios de exportação; ou ainda empresas estreantes que entram na atividade exportadora.

 

No ano de 2021, 17.863 empresas importadoras foram consideradas contínuas; 15.745, descontínuas; e 11.151, estreantes. É relevante destacar que o número de empresas estreantes (entrantes) em 2021 foi equivalente a 70,8% do número das empresas consideradas como descontínuas.

 

Para conferir o estudo completo e verificar os gráficos com todas as informações comparativas entre esses grupos de empresas, acesse o artigo completo da FUNCEX.

Compartilhar:

Mais artigos

EnglishPortugueseSpanish