Governo lança programa de exportação para inserir PMEs no mercado internacional

Governo lança programa de exportação para inserir PMEs no mercado internacional

Governo lança programa de exportação para inserir PMEs no mercado internacional

No último dia 4 de setembro, o MDIC (Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço anunciou o lançamento da Política Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). Continue lendo para entender como o programa funcionará!

 

Qual é o objetivo da Política Nacional da Cultura Exportadora?

O objetivo da nova política é aumentar o número de exportadores, fazendo com que micro, pequenas e médias empresas (PMEs) passem a exportar seus produtos e, com isso, diversificar a economia do país.

 

Na abertura do evento, em Brasília, o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, destacou a tarefa a ser enfrentada:

“Além de exportar mais, temos que incluir as pequenas empresas. Expandir para o Brasil inteiro exportar. Nós temos uma tarefa grande. Exportar com valor agregado, pois se a gente pegar a pauta de exportação brasileira, temos soja, petróleo bruto e minério de ferro. Isso é 40% da exportação brasileira, três produtos. Então, nós precisamos agregar valor, diversificar mais, ter mais destinos para o nosso comércio exterior”, resumiu.

 

Ainda segundo Geraldo Alckmin, há um grande esforço permanente de desburocratização do Portal Único de Comércio Exterior para simplificar e reduzir custos para as empresas que atuam no comércio exterior. Além disso, um dos objetivos é facilitar também o comércio intrarregional, que é o alvo de grande parte das empresas exportadoras. 

 

De acordo com a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, o Brasil vive um momento propício para a implementação da PNCE.

“Este será um ano histórico para o comércio exterior brasileiro. O Brasil nunca exportou tanto quanto nos primeiros oito meses deste ano (US$ 225 bi). No MDIC, estamos empenhados em simplificar os processos e reduzir a burocracia no comércio exterior, e vamos trabalhar em conjunto com todos os estados, entender as particularidades e necessidades de cada um.  Além das disparidades regionais, quando falamos em um comércio exterior mais inclusivo, queremos incentivar também uma maior participação das mulheres. Um estudo pioneiro da Secex lançado este ano indica que apenas 14% das empresas exportadoras possuem preponderância feminina nos seus quadros societários. Precisamos trabalhar para mudar esse dado”, diz Tatiana.

 

A PNCE foi instituída pelo Decreto nº 11.593 e busca aprimorar as políticas públicas do setor, desenvolvendo e fortalecendo ações inclusivas para incentivar e aumentar a inserção de empresas no comércio exterior brasileiro, além de intensificar a coordenação entre órgãos envolvidos em promoção do comércio exterior e apoiar o ingresso e a permanência de empresas no mercado externo.

 

A colaboração entre o governo federal e os governos estaduais é essencial para  identificar oportunidades únicas que possam impulsionar as exportações no Brasil. Para isso, a MDIC deixa clara a importância de ouvir entidades públicas e privadas que atuam no fomento às exportações e desempenham um papel vital de suporte e orientação às empresas.

 

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Fonte: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2023/setembro/mdic-lanca-a-politica-nacional-da-cultura-exportadora-para-inserir-empresas-de-menor-porte-no-mercado-internacional 

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