Saiba como conseguir crédito para a exportação com o Fampe
Para micro e pequenas empresas de exportação, solicitar crédito é muito mais complicado. O Fampe, Fundo de Aval constituído pelo Sebrae, ajuda os empreendedores nessa missão. Continue lendo para entender como ele funciona!
O que é o Fampe?
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, foi constatado que um dos maiores problemas enfrentados pelos pequenos empreendedores no acesso às linhas de crédito disponíveis no mercado, trata-se da não apresentação de garantias, o que inviabiliza a concessão dos empréstimos solicitados.
Pensando em facilitar esse acesso das micro e pequenas empresas às linhas de crédito, o Sebrae criou um programa de apoio financeiro, o Fampe (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas).
O objetivo do fundo é fornecer garantias a bancos e instituições financeiras para que estes possam conceder empréstimos às pequenas empresas, que por sua vez, podem utilizar o capital para financiar seu crescimento e desenvolvimento.
Lembrando que o Fampe é operacionalizado exclusivamente por instituições financeiras conveniadas com o Sebrae. Clique aqui para conhecer quais são elas e saber mais sobre o programa.
Como funciona?
De maneira geral, as garantias são concedidas em forma de aval, o que significa que o Fundo de Aval assume a responsabilidade por parte do risco de inadimplência do empréstimo. Desta forma, o Fundo de Aval ajuda a mitigar o risco para os bancos e, consequentemente, torna mais fácil para as pequenas empresas obterem financiamento.
O empreendedor precisa consultar o gerente da sua conta jurídica e se informar sobre as linhas de crédito que se adequam às suas necessidades, além de entender se o banco ou instituição é conveniado com o Sebrae para que a operação possa acontecer com o Fampe.
Quando usar o Fampe?
Existem várias razões pelas quais as micro e pequenas empresas podem escolher usar o Fampe:
- Acesso a crédito: as micro e pequenas empresas têm mais dificuldade para obter empréstimos de bancos e instituições financeiras devido a falta de garantias e o Fampe auxilia nessa questão conforme dissemos acima.
- Juros mais baixos: Em geral, os juros cobrados por bancos e instituições financeiras para empréstimos garantidos pelo Fampe são menores do que os cobrados para empréstimos sem garantia.
- Maior flexibilidade: O Fampe pode oferecer condições de pagamento mais flexíveis, como prazos mais longos para devolução do empréstimo.
- Suporte técnico: Além do apoio financeiro, o Fampe também pode oferecer suporte técnico às micro e pequenas empresas, incluindo treinamento em gerenciamento de negócios e desenvolvimento de planos de negócios.
Em resumo, o Fampe é uma ótima opção para micro e pequenas empresas que precisam de apoio financeiro para crescer e desenvolver seus negócios.
Caso precise de apoio e mais informações ou mesmo queira esclarecer alguma dúvida deste artigo, fale com a Ocean360 (contato@ocean360.com.br).