‘Slowbalization’: o que significa e como isso impacta o mercado
Globalização em “slow motion”? Como essa desaceleração da produção e das relações globais impacta o mercado? Continue lendo e entenda o que significa a ‘slowbalization’ e quais são as consequências dessa tendência!
Slowbalization: o termo
“Slowbalization” é um termo que se refere à ideia de que a globalização está desacelerando ou caminhando em direção a uma forma mais lenta e mais sustentável de integração econômica e cultural.
Isso pode ser visto como uma reação à globalização acelerada que ocorreu nas últimas décadas, além de ser um reflexo da paralisação causada pela pandemia do coronavírus.
Contexto histórico e a globalização
Durante um período de 30 anos, de 1914 a 1945, ocorreu um recuo prolongado da globalização, que foi marcado pelos efeitos geopolíticos e econômicos da Primeira e Segunda Guerras Mundiais. Além disso, a pandemia de gripe espanhola de 1918-1920, a queda da bolsa de valores em 1929 seguida pela Grande Depressão nos anos 30 e o surgimento do Bloco Comunista sob a liderança de Stalin na década de 1940, também contribuíram para esse recuo.
Quando observamos o atual cenário global, é possível identificar paralelos marcantes. A pandemia de Covid-19 ainda está sendo enfrentada em todo o mundo e seus efeitos foram devastadores na economia global, nas cadeias de abastecimento e no bem-estar das pessoas.
Além disso, o conflito entre Rússia e Ucrânia tem gerado muita incerteza internacional e escassez de alimentos, além de provocar aumentos nos preços do gás e dos combustíveis, interrupções nas cadeias de produção globais e polarização política.
Slowbalization X Desglobalização
A slowbalization e a desglobalização são duas abordagens distintas em relação à integração econômica global.
A desglobalização é uma tendência de redução significativa do comércio internacional e da interconexão econômica entre países, resultando em um menor grau de integração global. A desglobalização pode ser impulsionada por uma série de fatores, como mudanças políticas, conflitos comerciais, barreiras tarifárias e não tarifárias e nacionalismo econômico. Ela pode resultar em menores níveis de comércio, investimento e migração internacional, além de causar impactos significativos sobre a economia global.
Por outro lado, a ‘slowbalization’ é a tendência de desaceleração da globalização, ou seja, ela ocorre em um ritmo mais lento e, consequentemente, mais sustentável.
Impactos da retração da globalização
As atuais tendências que moldam o mundo, como o progresso da tecnologia, a era digital e a rapidez com que a tecnologia e a informação se disseminam, certamente afetarão a intensidade da redução da já enraizada dependência da globalização.
Os eventos dos últimos três anos mostraram claramente que as economias ao redor do mundo estão profundamente integradas e, apesar de alguns exemplos de protecionismo e ameaças de políticas mais introspectivas, não será possível reverter essa interdependência em sua totalidade. O que pode ocorrer é a fragmentação, com as cadeias de abastecimento se tornando mais regionalizadas.
Portanto, está se tornando cada vez mais evidente que o processo de globalização apresenta características tanto de desglobalização quanto de ‘slowbalization’. Além disso, é claro que os choques externos globais exigem uma completa repensagem, reorientação e reforma do processo de globalização.
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo ou precisa de apoio sobre esse ou outros assuntos do comércio exterior? Fale com a Ocean360 (contato@ocean360.com.br).
Referências: Interesse Nacional e Invest News