O comércio exterior é uma oportunidade de negócios promissora, embora muitas empresas ainda visualizem mais empecilhos do que vantagens. E com as alternativas que o trade finance oferece, exportar se prova possível.
Como o Brasil é um país com proporções continentais, a tendência de boa parte das empresas é focar o mercado interno. Mas, a exportação de produtos e serviços para outros países deve ser levada em consideração para alavancar seus negócios.
Isso permite a ampliação da sua área de atuação, carteira de clientes, melhoria na qualidade dos seus produtos, e pode ser responsável por um “fôlego” em caso de instabilidades e crises internas na nossa economia.
Neste artigo vamos falar sobre o processo de exportação e a importância da cultura de negócios internacionais dentro das empresas. Acompanhe a leitura através dos tópicos abaixo:
O olhar do empreendedor para a internacionalização
Quando o empresário pensa em internacionalizar o seu negócio, umas das preocupações, são os custos da operação e a disponibilidade de capital próprio para tanto.
Para esses problemas, as alternativas de trade finance podem ser uma solução, já que proporcionam linhas de crédito para a realização de operações internacionais, além de várias outras ferramentas de auxílio para a garantia e viabilidade da operação internacional.
A exportação deve ser vista como uma forma de ganhar novos mercados, independente do tamanho da empresa. Micro, pequenas e médias empresas podem e devem pensar ba exportação.
Além disso, também é uma forma de blindar a empresa da sazonalidade regional. Além disso, ainda reforça a imagem do negócio perante o mercado, como uma marca sólida e de qualidade
Levando em consideração as diferenças culturais
Decerto, o processo de exportação não deve ser iniciado apenas com a simples decisão de vender seus produtos para outros países. É preciso pensar em um fator essencial e que muitos não levam em conta: as diferenças culturais.
De forma alguma isso deve ser levado como um obstáculo, mas é importante estudar quais os valores e costumes dos países que importadores.
Alguns fatores como, significado de cores e números, religião, alimentação, tipo de vestimentas aceitáveis, valores, dentre muitos outros, devem ser investigados e estudados, a fim de evitar constrangimentos que podem inviabilizar a sua venda e acarretar prejuízo financeiro.
Isso pode interferir na escolha e volume da embalagem, nas cores mais favoráveis, na comunicação com o consumidor final . Todas essas variáveis devem ser avaliadas para viabilizar o seu produto para este novos mercado.
Os produtos e serviços de trade finance também podem ser de grande ajuda nesse sentido, pois diminuem riscos de aceitação e pagamento da mercadoria relacionados às práticas comerciais no país importador
Trade finance: etapas do processo de exportação
Para começar a exportar não basta apenas tomar essa decisão. Na maioria das vezes em que uma empresa decide pela internacionalização dos seus negócios, nem de longe ela está preparada.
Provavelmente, uma das etapas mais importante para iniciar o processo de exportação é o seu planejamento. Entender quais as peculiaridades do mercado que deseja explorar e de que forma a empresa poderá atendê-lo.
Tudo isso, é claro, após trabalhar internamente a cultura de negócios internacionais, pois, todos os setores da empresa devem entender que precisam realizar o trabalho de forma conjunta.
Após isso, devem encontrar o caminho para adequar o seu produto às exigências do mercado externo, desde a área de produção cumprindo prazos de entrega, até detalhes do pós venda para esclarecer dúvidas dos produtos vendidos.
Esses cuidados, se feitos da forma correta, possibilitam a redução de alguns riscos e otimização do capital utilizado para investir na internacionalização do seu negócio.
Com relação aos aspectos financeiros, os produtos e serviços de trade finance podem ser uma solução eficiente no financiamento à exportação, garantias de pagamento, cobrança dos clientes, e proteção de oscilação da taxa de câmbio.
Trade Finance e a atuação de pequenas e médias empresas no comércio exterior
Quem acha que apenas grandes empresas podem atuar no comércio exterior está muito enganado. As micro e pequenas empresas têm conquistado mais espaço nesta área, apesar de ainda pequeno com aproximadamente 1% do volume exportado, mas já ocupando 30% do PIB nacional, e 60% das posições de trabalho
De acordo com uma pesquisa do Sebrae, no ano de 2017, 40,8% das empresas exportadoras eram MPEs. Isto é, ganhando mercados em países do Mercosul, Estados Unidos, Canadá e União Europeia.
Portanto, com o planejamento feito de forma cuidadosa e com o uso de produtos e serviços de trade finance, sua micro ou pequena empresa também pode elevar essas estatísticas.
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