O mercado externo para artigos de casa e decoração

mercado exterior: artigos de decoração de casa

A exportação de artigos para casa e decoração fabricados no Brasil ganhou bastante evidência no ano de 2020. Isto é, mesmo com uma crise de proporção mundial.

Além de apresentar uma variedade de itens com ótima qualidade, o Brasil tomou conta de uma parcela considerável do mercado que tinha a China como maior fornecedor, segundo o presidente da ABCasa, Eduardo Turqueto.

Portanto, quem já atua no comércio exterior e quer ampliar ainda mais a sua área de atuação, esse é o momento. Acompanhe este artigo. Desse modo, você saberá como o mercado internacional vem reagindo. Mas também como conseguir linhas de financiamento.

Fique atento aos assuntos abaixo:

  • O Brasil no mercado externo
  • Países que mais importam do Brasil
  • Porto Ferreira e seu potencial de exportação
  • Ferramentas que informam sobre o mercado externo
  • Divulgação do Brasil no comércio exterior
  • Linhas de financiamento para exportação

O Brasil no mercado externo

exportação de artigos de decoração de casa

Na contramão do que era esperado para o ano de 2020, por conta da pandemia, o setor de artigos para casa e decoração superou as expectativas. Isso porque os cuidados com o lar aumentaram durante o isolamento.

Por passarem mais tempo em casa, as pessoas foram em busca de tornar suas casas mais aconchegantes, arrumadas, mas também funcionais. E essa não foi uma tendência visualizada apenas aqui no Brasil.

O reflexo disso pode ser visto nas exportações brasileiras. Segundo a ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa), o faturamento de Janeiro até Maio deste ano foi de U$ 325,8 milhões de dólares.

O fator que mais contribuiu para esse número foi o cancelamento das vendas desse tipo de artigo pela China. Ela liderava as exportações a nível mundial. Desse modo, o Brasil e a Índia assumiram a demanda.

Países que mais importam do Brasil

mercado externo

Os países que mais consomem artigos de casa e decoração fabricados aqui no Brasil são: EUA, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Bolívia, Chile, México, Reino Unido e Holanda.

Quem já atua na área, se mostra bastante otimista com relação à fidelização desses compradores. Pois, mesmo que a China volte a exportar, esses países provavelmente continuarão importando artigos do Brasil.

Ao que tudo indica, também há grandes chances das exportações se estenderem aos países árabes. Ademais, Dubai, Abu Dhabi e a Síria já possuem alguns compradores dos produtos brasileiros.

Porto Ferreira e seu potencial de exportação

Aqui no Brasil, o município de Porto Ferreira, localizado a 227 km da cidade de São Paulo, apresenta um grande potencial de exportação de artigos de casa e decoração.

Porto Ferreira é considerada a Capital Nacional da Cerâmica Artística e Decoração. A sua produção abrange cerâmica utilitária e artística, bem como mesa, piso, móveis em ferro, artigos em vidro, decoração de interiores, além de outros.

Por conta da sua fama, a cidade foi escolhida para sediar o seminário “Exportação Brasil para o Mundo”. O evento, realizado no ano passado, teve o objetivo de informar os empresários sobre as transações do comércio exterior.

Ferramentas que informam sobre o mercado externo

Já falamos aqui sobre os melhores caminhos para a busca de clientes no exterior. Mas não custa nada lembrar. Algumas ferramentas são de grande ajuda para informar o exportador sobre o mercado internacional.

Através do Global Market Finder, é possível encontrar os mercados onde a sua empresa tem maior oportunidade de sucesso. Desse modo, a plataforma possui alguns comandos que auxiliam no planejamento de todo o processo de exportação.

Já o Consumer Barometer consegue traçar o padrão de comportamento do seu público-alvo, através da sua rota de compra. Dessa forma, a empresa consegue identificar o melhor local para encontrar aquele tipo de público.

Divulgação do Brasil no comércio exterior

Algumas plataformas também contribuem para a divulgação de produtos nacionais e empresas exportadoras brasileiras, diante do mercado internacional.

Na esfera pública, o Governo Federal disponibiliza a Vitrine do Exportador. Como o nome já diz, trata-se de uma vitrine virtual. Desse modo, o exportador pode mostrar seus produtos para compradores estrangeiros.

A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) também faz um trabalho de divulgação dos produtos. Mas também dos serviços brasileiros para outros países.

Iniciativas como essa têm uma importância considerável no impulsionamento das exportações brasileiras, já que oferece meios para que o mercado internacional conheça nossos produtos, facilitando novos negócios.

Linhas de financiamento para exportação

Decerto,, para exportar, é necessário ter capital para financiar potenciais descasamentos de fluxo de caixa. Mas, em todo caso, se o empresário não dispõe de dinheiro próprio, algumas instituições financeiras disponibilizam linhas de crédito voltadas para o setor.

O BNDES oferece, para financiar a produção,três linhas de financiamento à exportação, sendo elas: Exim Pré-Embarque, Exim Pré-Embarque Empresa Âncora e Exim Pré-Embarque Empresa Inovadora.

O Banco do Brasil também disponibiliza o Proex, um programa de financiamento para empresas que desejam exportar e possuem renda bruta anual de até R$ 600 milhões de reais.

Outra boa alternativa para exportadores é a contratação de uma Plataforma em Trade Finance, que auxilia na busca pelas linhas de crédito com as melhores taxas de juros.

Se você quer mais segurança para o seu processo de exportação e busca o financiamento que se encaixe no seu tipo de negócio, a Ocean360 pode lhe ajudar. Entre em contato com um de nossos consultores!

Compartilhar:

Mais artigos

EnglishPortugueseSpanish